Os benefícios do jejum intermitente

Se você faz alguma dieta ou pratica atividade física, certamente já ouviu falar de jejum intermitente. Este é um plano alimentar que alterna entre períodos de jejum e alimentação. Você já faz isso, mesmo que nunca tenha ouvido falar de jejum intermitente. Você provavelmente dorme a noite toda sem se levantar para um lanche. Os populares planos de jejum intermitente prolongam o período sem alimentos em graus variados.

A programação mais comum limita a ingestão de algumas horas por dia. Você pode almoçar tarde e jantar no horário normal. Você limitaria sua refeição a uma janela de 4-5 horas.

Existem outros horários, mas o acima é o mais popular.

Se você estiver entusiasmado, tente alternar um dia de comer com um dia de jejum. A água é o único item permitido nos dias de jejum. Outras pessoas optam por limitar a ingestão a uma janela de 8 horas. Você decide.

O jejum intermitente (JI) tem vários benefícios à saúde:

1. Reduz o dano oxidativo. O metabolismo celular normal produz radicais livres. Essas moléculas altamente reativas causam danos ao seu corpo. Antioxidantes são uma classe de nutrientes que neutralizam esses efeitos. O jejum intermitente reduz a presença de radicais livres, resultando em menos dano oxidativo.

• Dano oxidativo também é suspeito de ser um componente do envelhecimento. O dano do estresse oxidativo acaba aumentando e o organismo acaba morrendo.

2. Reduz a inflamação.  A inflamação sistêmica é causada pelo sistema imunológico. Essa inflamação de baixo grau raramente é notada, mas está implicada em muitas doenças crônicas. Hipertensão, artrite e asma são três exemplos. Lúpus e doença inflamatória intestinal também são causadas por inflamação.

• Os alimentos que ingerimos são os principais contribuintes para a inflamação. Ao passar um período mais longo sem comida, você pode reduzir a quantidade de inflamação em seu corpo.

3. Aumenta possivelmente seu tempo de vida. Foi demonstrado que o JI aumenta a vida útil de roedores. O mais seguro foi aumentar a vida útil de qualquer mamífero ao reduzir sua ingestão de calorias. Os estudos não estão em andamento há tempo suficiente para mostrar se o efeito é encontrado em humanos, mas os cientistas conseguiram dobrar a vida útil de ratos e camundongos, reduzindo a ingestão de alimentos.

4. Reduz a obesidade e hipertensão. Se você comer apenas algumas horas por dia, comerá menos. Quando você come menos, você pesa menos. A hipertensão também é reduzida pelo jejum intermitente. Isto é provavelmente devido a uma combinação de perda de peso e inflamação reduzida.

• A obesidade está implicada como um fator contribuinte para muitas doenças. Controlar seu peso é um objetivo importante.

5. Foi comprovado que o IF melhora ou até cura o diabetes tipo 2. Reduzir o número de vezes que você come todos os dias reduzirá a quantidade de insulina liberada pelo pâncreas. Isso ajuda a melhorar a sensibilidade à insulina. Novamente, a perda de peso também é acreditada para ser um fator.

Ao reduzir os problemas de hipertensão, inflamação e açúcar no sangue, a probabilidade de desenvolver doenças cardíacas é muito menor. O jejum intermitente pode ser tão poderoso.

Demonstrou-se que o jejum intermitente fornece inúmeros benefícios à saúde. No entanto, ainda é necessário escolher seus alimentos com sabedoria. A qualidade da sua dieta ainda é importante. Nenhuma dieta transformará donuts e batatas fritas em alimentos saudáveis. Você ainda tem a responsabilidade de comer bem.

O jejum intermitente pode ser uma maneira eficaz de combater o envelhecimento e muitas doenças. Obviamente, ainda é necessário seguir o conselho do seu médico. Comece devagar. Tente pular o café da manhã e qualquer lanche da manhã por uma semana. Na semana seguinte, desista também de seus lanches à noite. Você será intermitente mais rápido antes de perceber.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *