O guia de Jejum Intermitente para iniciantes

O QUE É O JEJUM INTERMITENTE?

O jejum intermitente é o processo de cíclico dentro e fora dos períodos de comer e não comer. Embora as pessoas experimentem a perda de peso com o jejum intermitente, é menos um plano de dieta e mais uma opção de estilo de vida para colher alguns benefícios incríveis para a saúde.

Existem diferentes métodos de jejum intermitente. Esses são:

  • 5: 2: Esse método permite que você coma normalmente cinco dias por semana. Os outros dois dias são seus dias de jejum, embora você ainda coma. Basta mantê-lo entre 500 e 600 calorias.
  • Coma-pare-coma: Com este, você restringe todos os alimentos por 24 horas, uma ou duas vezes por semana.
  • 16/8: você come todas as suas calorias diárias em um período reduzido – geralmente de 6 a 8 horas – e jejua pelas 14 a 16 horas restantes. Você pode fazer isso todos os dias ou algumas vezes por semana.
  • O jejum intermitente à prova de balas assemelha-se mais ao método 16/8, mas com uma diferença crucial: você bebe uma xícara de café à prova de balas (café com uma colher de óleo de coco) pela manhã. É um truque inteligente para manter as dores da fome afastadas enquanto ainda permanece no estado de jejum. Leia mais sobre isso abaixo.

BENEFÍCIOS DO JEJUM INTERMITENTE PARA A SAÚDE

Quando você não come nenhum alimento por um determinado período de tempo todos os dias, faz muito bem ao seu corpo e ao seu cérebro. Faz sentido do ponto de vista evolutivo. Durante a maior parte da história, as pessoas não estavam comendo três refeições por dia. Além disso, os seres humanos evoluíram em situações em que não havia muita comida e aprenderam a prosperar quando jejuavam.  Atualmente, não precisamos caçar por comida. Em vez disso, passamos a maior parte de nossos dias na frente dos computadores e comemos quando queremos – mesmo que nosso corpo não esteja adaptado a esse comportamento.

Mudar para uma dieta de jejum intermitente expande seus limites e aumenta seu desempenho de várias maneiras. Aqui estão alguns dos poderosos benefícios do jejum intermitente:

  • Aumenta a perda de peso
  • Aumenta a energia
  • Promove reparo celular e autofagia (quando seu corpo consome tecido defeituoso para produzir novas peças)
  • Reduz a resistência à insulina e protege contra o diabetes tipo 2
  • Reduz o colesterol ruim
  • Promove a longevidade
  • Protege contra doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson
  • Melhora a memória e aumenta a função cerebral
  • Torna as células mais resistentes

Embarcar em uma dieta de jejum intermitente pode parecer assustador. Afinal, se privar não parece divertido. Uma maneira mais fácil de começar é com a dieta à prova de balas , um estilo rápido de 16: 8, onde você não come nada depois do jantar até a hora do almoço no dia seguinte. Sim, você pula um café da manhã normal, mas em vez de ficar vazio, você bebe um café à prova de balas . As gorduras saudáveis ​​do óleo de coco, juntamente com o chute de cafeína, fornecem energia e mantêm você cheio sem precisar digerir. Como não existem açúcares, carboidratos ou proteínas, você permanece em jejum, mas é capaz de passar a manhã e fazer as coisas. 

Você vai almoçar e jantar dentro de uma janela de seis horas, o que lhe dará um jejum de 18 horas. A maioria das pessoas não terá nenhum problema em jejum intermitente todos os dias. Algumas mulheres podem precisar fazer jejum intermitente a cada dois dias ou duas vezes por semana e se desenvolver a partir daí. O segredo é experimentar para ver o que funciona para você.

Tente tomar apenas café à prova de balas no café da manhã por duas semanas e compare como você se sente quando come comida no café da manhã.

Aqui está uma amostra do cronograma de jejum intermitente à prova de balas:

Etapa 1: termine o jantar às 20h

Etapa 2: Beba café à prova de balas pela manhã

OBS: Você pode tomar outro copo antes das 14h se sentir fome.

Etapa 2.1: Exercite-se (opcional)

Isso não é necessário para perda de peso ou jejum intermitente. Mas se você vai malhar , exercite-se imediatamente antes de quebrar o jejum.

Etapa 3: Coma um almoço com alto teor de gordura, proteína moderada e baixo carboidrato às 14h.

Etapa 4: não se preocupe em contar calorias, mas tente não fazer um lanche entre as refeições. Guarde seus carboidratos para o jantar e termine de comer às 20h.

O jejum intermitente é um método simples que pode ter um impacto profundo no seu desempenho. Melhor ainda? É gratuito e ajuda a evitar o cansaço da decisão. Quando você sabe que vai tomar um café à prova de balas todas as manhãs, fica livre para se concentrar no dia e na tarefa em mãos.  Feliz jejum!

2 thoughts on “O guia de Jejum Intermitente para iniciantes

    1. Que legal que você esta fazendo!!
      Você já conhece o nosso Grupo no whatsapp?
      São 30 dias com uma nutricionista que monta o protocolo mais uma estratégia alimentar.
      Te ensina como abrir a janela, monta o seu cardápio, te manda receitas.. muitas mulheres já tiveram resultados.
      Se quiser participar, é só acessar a pagina Desafio 30 dias Jejum Intermitente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *