A dieta Paleo simplificada

É provável que você já tenha ouvido falar no termo Paleo antes e provavelmente usado em estreita associação com o Cross Fit.
Paleo, abreviação de Paleolítica, é um termo que se refere a um tipo específico de dieta ou estilo de alimentação.

O Paleolítica é também conhecida como Idade da Pedra, foi uma época em que os povos primitivos (homens das cavernas) viviam como caçadores e
coletores. Suas dietas consistiam em quaisquer animais que eles pudessem matar ou alimentos que pudessem reunir. Então, é isso essencialmente significa qualquer alimento que esteja na forma mais crua ou mais verdadeira e disponível na natureza.


Pense nas aulas de história e nas imagens de homens das cavernas – magros, atléticos, musculosos. Eu acho que é seguro dizer que se os homens das cavernas vivessem sentados comendo pacotes de biscoitos, seus corpos seriam mais parecidos com o que vemos na população em geral em nosso mundo hoje. Então, tem que haver algo sobre o que eles estavam fazendo, porque isso funcionou?

É aqui que os defensores da dieta Paleo derivam seu argumento de por que isso funciona. Eles acreditam nossos corpos foram criados fisiologicamente para poder digerir e extrair energia adequadamente dos alimentos na forma original como nossos ancestrais comiam. Mas com a incorporação da agricultura e da agropecuária, os grãos estavam agora sendo cultivados em abundância e os riscos de doenças aumentaram junto com a colheita. O trabalho necessário para obter alimentos diminuiu incrivelmente ao longo das últimas centenas de milhares de anos.

Essa “dieta” não é apenas para pessoas que querem perder alguns quilos – é para quem quer se sentir melhor. Quem pratica a dieta Paleo vê uma infinidade de benefícios à saúde como resultado.

  • Maior consumo de vitaminas, minerais e antioxidantes
  • Controle aprimorado de açúcar no sangue
  • Melhorias na saúde cardiovascular (triglicerídeos, colesterol, pressão arterial)
  • Desintoxicação natural para o corpo
  • Melhora do sono
  • Perda de peso

Para aqueles que não são fãs de contagem de calorias ou rastreamento de macro, a dieta Paleo tem uma vantagem. Embora você possa acompanhar essas coisas, se desejar, elas não são essenciais para a perda de peso. E se
você comer apenas o Paleo (nozes, frutas, ovos, carnes alimentadas com capim, óleos saudáveis, vegetais), estará constantemente colocando alimentos saudáveis ​​e nutritivos em seu corpo. Esses alimentos não são os que causam a nossa obesidade. Em todo o mundo os alimentos processados ​​são os causadores da obesidade e outras doenças.

Se a dieta Paleo é boa ou não!? É difícil argumentar contra a ingestão natural de alimentos. Afinal, nosso mundo não estava se matando lentamente até começar a andar pelos corredores de supermercados em busca de produtos processados. Há um ditado que diz que a história se repete.
Talvez desta vez devêssemos ouvir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *